segunda-feira, 11 de abril de 2016

Vertentes da Meditação



Segundo o Dicionário Aurélio, meditação pode tanto significar um ato de intensa concentração da mente em um assunto quanto a elaboração de um processo mental discursivo: nesse último caso opõe-se a contemplação.



Há dados históricos comprovados que são tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes.



Ao longo de vários milhares de anos foi surgindo diversas ramificações da meditação com suas próprias técnicas elaboradas mas sempre com intuito de melhorar a autoconsciência, concentração, autodisciplina e um profundo bem-estar emocional. Segue abaixo as vertentes mais conhecidas:


Meditação Budista







A meditação budista busca a autoaperfeiçoamento e iluminação, se baseia em duas premissas geralmente não explicitadas. De acordo com a primeira, quem verdadeiramente consegue compreender algo, ficará liberto de seu jugo e influência.


Meditação Cristã







O fundamento da meditação cristã é contemplar diferentes aspectos de Deus, de Jesus e da filosofia do próprio cristianismo em relação a ela mesma. O importante é elevar o pensamento a Deus e ao divino.

Meditação Transcendental




A Meditação Transcendental permite que sua mente se aquiete e mergulhe para dentro, além do pensamento, a fim de experimentar o momento silencioso de energia, criatividade e inteligência encontrado dentro de cada pessoa – um estado natural de alerta em repouso.


Meditação de Transmissão







Criado em 1974 por Benjamin Creme a Meditação de Transmissão tem o propósito de servir ao mundo ajudando na evolução da humanidade. Com energias de Amor e Luz que conduzem ao mundo e por fim serão transmitidas ao mundo.


Meditação Zazen







Zazen literalmente significa Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo. Tem com objetivo meditar sobre a vida, meditar algo. Enquanto que o Zen é intransitivo. Não há objeto de meditação.


POSTURAS PARA MEDITAÇÃO DIÁRIA



Sinceramente para mim a posição mais difícil e ainda desconfortável é a posição de Lótus. Mas conforme for praticando sua meditação é extremamente buscar essa postura. Muitos adeptos a meditação e ao yoga indicam essa postura pois melhora muito sua respiração e acalma o estresse.



Abaixo irei mostras as posturas mais praticadas e escolha a sua ideal:


#1. POSTURA DEITADO






Se preferir começar seu dia bem faça sua meditação antes de se levantar, ou de noite antes de dormir.
Fique com uma roupa agradável, confortável.
Ouça a meditação induzida da sua preferência e comece a respirar calmamente e profundamente.
Se pensamento negativos virem a sua mente não precisa forçar a não pensar apenas troque para por pensamentos positivos. Pense em momentos da sua vida que ficou muito feliz, ou aquele pequeno desejo batalhado com afinco e tenha conseguido.
Relaxe o corpo desde as pontas dos dedos até o couro cabeludo. E ouça profundamente.






#2. POSTURA DE PÉ






É uma técnica fundamental no Chi Kung Shaolin.
Uma boa maneira de iniciá-la é observando o subir e descer do abdome, na medida em que respira.
Apenas fique de pé, com as pernas ligeiramente afastadas.
Deixe os braços penderem ao lado do corpo, com os cotovelos e os dedos das mãos esticados e as palmas voltadas para trás.
Feche os olhos delicadamente e faça seu sorriso vir do coração.






#3. POSTURA DE LÓTUS






Na posição de lótus você fica sentado em local confortável do seu agrado.
Com a coluna ereta sem deixar os ombros caírem.
Com a ajuda das mãos, coloque o seu pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita.
Tente fazer com que os joelhos toquem o chão e vire as solas dos pés para cima. Tente também diminuir o espaço entre os tornozelos.


Na posição de lótus você fica sentado em local confortável do seu agrado.
Com a coluna ereta sem deixar os ombros caírem.
Com a ajuda das mãos, coloque o seu pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita.
Tente fazer com que os joelhos toquem o chão e vire as solas dos pés para cima. Tente também diminuir o espaço entre os tornozelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário