domingo, 5 de abril de 2015

História de Centralia ( A cidade que foi inspirada no jogo Silent Hill)



Você alguma vez imaginou se algo que viu em algum game pudesse ser real? Ou quem sabe possa ter sido baseado em algo (real ou não) dada sua riqueza em detalhes? Se seria possível que um game nos conte uma história que por mais fantasiosa que fosse, pudesse ter uma parcela de verdade inserida? Pois então conheça agora a história Centralia, a Silent Hill do mundo real.



Certamente, quase todas as pessoas que gostam de games no mínimo conhecem o nome da série Silent Hill, uma série de terror sobre a cidade de mesmo nome, engolida pelas trevas e infestada por toda a sorte de monstros e demônios. E qualquer pessoa que conheça a série sabe que ela já foi adaptada ao cinema, naquela que é considerada por muita gente uma das melhores (ou seria menos piores?) adaptações de games para o cinema.

O filme Terror Em Silent Hill (Davis Films, TriStar Pictures), adaptação do primeiro game da série, mostrou uma Silent Hill ligeiramente diferente da que é vista no game, mas não menos assustadora. A diferença é que no filme, a eterna névoa que envolve a cidade é resultado de um incêndio sem fim que ocorre no subsolo, por conta de antigas minas de carvão que entraram em combustão devido a um grave acidente.




A cidade de Centralia, situada no distrito de Columbia no estado da Pennsylvania, possui uma história trágica, real, que ainda sobrevive nas ruas e casas abandonadas desta cidade que hoje legalmente não existe mais. Em 1841 uma pequena vila foi fundada por um homem chamado Johnathan Faust, que abriu uma pequena estalagem no local onde futuramente se estabeleceu a cidade.

Trinta anos depois, Alexander W. Rea, um engenheiro de mineração da Locust Mountain Coal and Iron Company se estabeleceu na pequena vila e foi de grande importância para seu desenvolvimento. Até o ano de 1865 a vila era conhecida como Centerville, quando no ano de 1866 a cidade foi oficialmente fundada sob o nome de Centralia.

A fonte de renda principal da cidade eram suas minas de carvão mineral, que traziam muita prosperidade a cidade em seus tempos antigos, tempos que, no entanto, infelizmente não eram muito pacíficos. Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, ela estava muito longe de ser tranquila. A cidade sofria nas mãos da organização secreta chamada Molly Maguires, formada por mineradores de origem irlandesa, que realizavam inúmeros ataques criminosos, sequestros e assassinatos pelo estado da Pennsylvania.





Mas o incêndio de 1908 era pouco perto do que ainda estava por vir; a verdadeira ruína que se abateu na cidade e existe até os dias de hoje. No ano de 1962, a cidade foi engolida por um “inferno” de chamas inesgotáveis. Extensas pesquisas foram realizadas para apontar a causa exata do terrível evento que ocorreu neste ano.

No dia 27 de maio de 1962, a cidade contratou os serviços de cinco bombeiros voluntários para limparem um aterro perto do cemitério de Odd Fellows, como preparação para a comemoração do Memorial Day, um dia comemorado em muitas cidades americanas em honra às pessoas e soldados americanos mortos em guerras e combates. Os bombeiros atearam fogo nos entulhos espalhados pelo aterro para fazer a limpeza, como normalmente o trabalho é realizado.





O fogo que destruiu Centralia está muito longe de apagar. Estima-se que o tempo para o incêndio nas minas subterrâneas se extinguir é de, no mínimo, 250 anos! Nenhuma das pessoas que um dia viveram em Centralia viverá o suficiente para ver esse dia chegar, mas para elas isso realmente pouco importa, pois seu desejo de retornar para a cidade abandonada, com fogo ou sem fogo, é imensa.

No ano de 2004, quando a adaptação do game Silent Hill começou a ser produzida, o escritor do filme, Roger Avary utilizou duas bases para tornar “real” a cidade infernal de Alessa Gillespie. A primeira base obviamente se tratava da Silent Hill original do game homônimo, uma pequena cidade do interior com poucas ruas e envolta em névoa e escuridão eterna



No final das contas, a história de Centralia foi um terrível caso real de uma cidade condenada a destruição por um erro cometido por um pequeno grupo de pessoas. E vivendo uma tragédia que não tinha solução, ela foi abandonada por seu governo e por seu país, mas não por seus antigos moradores, que tentam incessantemente fazer vir a tona a “verdade” por trás da demolição e abandono da cidade, desejosos a voltarem para o lugar que um dia foi chamado de lar.

A história de Centralia no entanto não chegou ao seu capítulo final. Mesmo após sua destruição, e das várias derrotas dos ex-moradores da cidade em reconstruir a cidade, ainda há um mistério real que sobrevive. Perto do Memorial dos Veteranos da cidade, no ano de 1966 uma cápsula do tempo foi enterrada abaixo de uma pedra com uma inscrição bem específica, ela deve somente ser aberta no ano de 2016.


(Partes do texto retirada do site Arkade.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário